Total de visualizações de página

domingo, 13 de junho de 2010

Como escolher a cor mais apropriada para um ambiente ?


A aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio; se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar o branco nas outras três.

A composição de tons de uma só cor também fica boa e pode ser feita mesclando os mais claros com os mais escuros.

Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede, levando em conta a cor dos móveis e das cortinas.

Quem pretende usar com matizes mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente - como a que fica de frente para a porta da entrada, que chama a atenção - e evitar destacar paredes recortadas.

Em ambientes pequenos, a regra geral é usar cores que "afastem", como o azul e o verde; se a intenção é estimular a sensação de conchego, opte por cores escuras e vibrantes, como o vermelho e o amarelo.

No teto, dois truques básicos são usar uma cor mais escura para rebaixar o pé-direito (distância do piso ao teto) alto, "diminuindo" o ambiente, e optar por uma mais clara - de preferência branco - para "ampliar" o espaço diminuto.

Uma regra para obter definição espacial é ter o piso mais escuro do que a parede, que deve ser mais escura do que o teto.

Na cozinha, fuja da ditadura do branco com detalhes em cores quentes estimulantes, como vermelho, laranja e amarelo.

O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela; a dica é pôr uma estante ou outra cor na parede.


Calculando a Quantidade da Tinta


1 - Temos que calcular quantos m2 (de parede, piso, portas...) vamos pintar com cada cor !

2 - Depois lendo as indicações na latas de tinta, descobriremos quantos metros uma lata cobre de parede, assim chegaremos a quantas latas serão necessárias...

Se pretender dar duas camadas deve então multiplicar tudo por dois.

Compre toda a tinta de uma só vez e um pouco a mais, para evitar de faltar. Às vezes haverá diferença de tom de uma série para outra...

Se você já comprou e descobriu que existem diferenças de tom entre latas de tinta da mesma cor (se não puder troca-las), uma solução seria arranjar um recipiente bastante grande para conter toda a tinta, e mistura-la.

Não esquecendo que paredes muito porosas consomem mais.