Total de visualizações de página

sábado, 20 de novembro de 2010

Concreto Usinado


O concreto ou betão é um material da construção civil composto por uma mistura de cimento Portland, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições.

Historicamente, os romanos foram os primeiros a usar uma versão deste material conhecida por pozzolana. No entanto, o material só veio a ser desenvolvido e pesquisado no século XIX.

Quando armado com ferragens passivas, recebe o nome de concreto armado, e quando for armado com ferragens ativas recebe o nome de concreto protendido ou betão pré-esforçado.

Resistência

Sua resistência e durabilidade depende da proporção entre os materiais que o constituem. A mistura entre os materiais constituintes é chamada de dosagem ou traço.

A água utilizada contribui para a reação química que transforma o cimento portland em uma pasta aglomerante. Se a quantidade de água for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e também a facilidade de se adaptar às formas ficará prejudicada, porém se a quantidade for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar. A porosidade, por sua vez, tem influência na impermeabilidade e, consequentemente, na durabilidade das estruturas confeccionadas em concreto. A proporção entre a água e o cimento utilizados na mistura é chamada de fator água/cimento. As proporções entre areia e brita na mistura tem influência na facilidade de se adaptar às formas e na resistência.

Constituição

Materiais constituintes do concreto:
  • Aglomerante — cimento portland;
  • Agregado Miúdo — areia natural ou artificial (pó de pedra beneficiado), pó de pedra;
  • Agregado Graúdo — pedra britada ou seixo natural;
  • Água — pode ter parte ou totalidade substituída por gelo;
  • Aditivo — plastificante, retardador de pega;
  • Adições — metacaulim, cinza volante, pozolanas, cal, pó de pedra.

Fonte: http://pt.wikipedia.org