Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de julho de 2012

COMO FAZER A LIMPEZA E DAR BRILHO AO PORCELANATO





 O Porcelanato é um revestimento de altíssima qualidade, obtido através de matérias-primas de grande pureza submetidas a um tratamento térmico superior a 1200 Co. O Porcelanato é compacto, homogêneo, denso e totalmente retificado.
Suas vantagens são: altíssima resistência química, resistência ao gelo, resistência mecânica, resistência ao abrasão e alta durabilidade. O Porcelanato é especialmente indicado para ambientes de alto tráfego como shopping centers, aeroportos, hospitais, escolas, indústrias e supermercados. A duração de um porcelanato é muito maior que o granito porque é mais duro na escala MOHS (escala aplicada às pedras naturais). O Porcelanato pertence ao grupo de absorção de água BIa ( 0 a 0,50%), ou seja, sua absorção de água é praticamente nula.
         
O que é ABSORÇÃO DE ÁGUA?
Todo revestimento cerâmico tem uma certa porosidade, isto é, tem espaços vazios em sua base (massa).
Quanto menor a porosidade de um revestimento, menor a quantidade de água que ele pode absorver e melhores serão as suas características técnicas. Esta característica é utilizada para a classificação dos revestimentos cerâmicos.
A Norma NBR 13.817/1997, baseada na ISO 13.006/1995, classifica os revestimentos cerâmicos de acordo com sua absorção de água:
Quais as características do PORCELANATO?
O porcelanato é um piso nobre feito com massa de porcelana, com absorção de água menor que 0,5%, e com isso uma EPU – expansão por umidade - praticamente nula. É um material de baixa porosidade por possuir uma massa mais densa que a cerâmica comum, tendo com isso, facilidade na limpeza de sua superfície. Possui a mais alta das resistências ao impacto entre todos os produtos do universo cerâmico com resistência à ruptura de 1300 N. O porcelanato é produzido em temperaturas elevadas, por volta de 1250ºC, com prensas hidráulicas de altíssima pressão, com massas ricas em feldspato e fundentes nobres, com moagem muito fina e uma sinterização total.

Segundo a Norma ISO 13006, quando um revestimento cerâmico é classificado como sendo Porcelanato?
Um revestimento cerâmico é classificado como porcelanato quando possui absorção d'água menor que 0,5% conforme norma ISO 13006.
O nosso porcelanato possui absorção d'água de aproximadamente 0,2%.


Qual a diferença básica entre um Piso Cerâmico e o Porcelanato?
A diferença básica está na absorção d'água. Os pisos cerâmicos apresentam absorção d'água menor que 6%. Já os porcelanatos apresentam absorção d'água menor que 0,5% .
Esta baixa absorção d'água possibilita:

- Alta resistência mecânica, suportando cargas pesadas, mesmo com menor peso e espessura que as pedras naturais.
- Alta resistência a abrasão, suportando tráfego intenso de pessoas e veículos.
- Alta resistência ao gelo, podendo ser utilizado em locais com climas muito frios.
- Baixíssima expansão por hidratação, não descolando se forem bem assentados.
- Possibilidade de se utilizar juntas de assentamento mínima, dando um acabamento diferenciado.
- Facilidade de assentamento.
Existe PORCELANATO Polido e não Polido?
Sim, dentro do porcelanato sem esmaltar temos polido e sem polir. O porcelanato sem polir é um produto de dureza MOHS adequado para entradas.
O porcelanato polido é uma peça retificada pelos 4 lados, chanfrada pelas 4 arestas, polida pela face superior. Tem, portanto, 9 usinagens, mas o porcelanato polido tem uma dureza MOHS mais baixa, devendo ser protegido de areia para evitar riscos.