Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ladrilho hidráulico

Artesanal e com longa tradição, ele decora pisos e paredes.


Os ladrilhos  ou  azulejos  hidráulicos  podem  dar  um  charme especial e  muita personalidade  para várias partes  de sua  casa.  Artesanal  e com dezenas de anos de tradção, eles  continuam  a  ser produzidos um a um.


Os ladrilhos hidráulicos surgiram no final do século 19, no sul da Europa e se espalharam por todos os países vizinhos ao Mediterrâneo, tornando-se populares na Ingraterra vitoriana e na Rússia devido a sua resistência e qualidades decorativas.


Para produzi-los é necessário um molde de latão, ferro ou bronze, separados conforme as cores usadas nas peças. O molde deve ser ajustado a um molde exterior de ferro que segue a forma da borda do azulejo. Em seguida, cada parte do molde de bronze é enchida com uma mistura liquida a base de pó de marmore branco e cimento branco e cada parte colorida separada com tintura.


Retirado os moldes as peças são mergulhadas em àgua por 24 horas e depois as peças são armazenadas por no minimo quatro semanas em uma atmosfera umida para concluir a cura e a cristalização do cimento.


Os ladrilhos hidráulicos podem ser usados no piso de salas, cozinhas, banheiro, varandas, quartos; em parede em detalhes, em painéis e de diferentes formas.


São usados motivos geométricos, lineares, florais, antigos e todos mais que se conseguir imaginar, já que atualmente, com a ajuda de computadores, se pode criar desenhos e melhor ainda, testa-los na tela, no espaço onde serão aplicados antes de encomendar a produção.


Hoje o Ladrilho hidráulico ganhou statos e tem presença garantida em inúmeros projetos arquitetônicos dos mais sofisticados aos mais funcionais.


Espero que tenham gostado, e até a proxima pessoal.