Artesanal e com longa tradição, ele decora pisos e paredes.
Os ladrilhos ou azulejos hidráulicos podem dar um charme especial e muita personalidade para várias partes de sua casa. Artesanal e com dezenas de anos de tradção, eles continuam a ser produzidos um a um.
Os ladrilhos hidráulicos surgiram no final do século 19, no sul da Europa e se espalharam por todos os países vizinhos ao Mediterrâneo, tornando-se populares na Ingraterra vitoriana e na Rússia devido a sua resistência e qualidades decorativas.
Para produzi-los é necessário um molde de latão, ferro ou bronze, separados conforme as cores usadas nas peças. O molde deve ser ajustado a um molde exterior de ferro que segue a forma da borda do azulejo. Em seguida, cada parte do molde de bronze é enchida com uma mistura liquida a base de pó de marmore branco e cimento branco e cada parte colorida separada com tintura.
Retirado os moldes as peças são mergulhadas em àgua por 24 horas e depois as peças são armazenadas por no minimo quatro semanas em uma atmosfera umida para concluir a cura e a cristalização do cimento.
Os ladrilhos hidráulicos podem ser usados no piso de salas, cozinhas, banheiro, varandas, quartos; em parede em detalhes, em painéis e de diferentes formas.
São usados motivos geométricos, lineares, florais, antigos e todos mais que se conseguir imaginar, já que atualmente, com a ajuda de computadores, se pode criar desenhos e melhor ainda, testa-los na tela, no espaço onde serão aplicados antes de encomendar a produção.
Hoje o Ladrilho hidráulico ganhou statos e tem presença garantida em inúmeros projetos arquitetônicos dos mais sofisticados aos mais funcionais.
Espero que tenham gostado, e até a proxima pessoal.