Total de visualizações de página

domingo, 3 de abril de 2011

Escolhendo uma Cama de casal

Ela, sem dúvida, é a atração principal de um quarto.

Quando se entra em um quarto, a cama é o móvel mais visível, por ocupar um grande espaço e fica em lugares estratégicos. Seu estilo é que definirá os outros móveis do quarto e, às vezes, até mesmo da casa inteira. Mas, antes de escolher qual cama comprar, você deve ficar atento ao ambiente e ao espaço que possui. Nem tudo que é bonito pode ficar bem na sua casa.
Independente do estilo, a decoração deve servir à família, a seu cotidiano, ser funcional e confortável. "A cama é o ornamento do espaço" A maioria das pessoas, quando procura as lojas para escolher os móveis da casa, começa quase sempre pela cama. "A cama representa a personalidade do casal. Muitas vezes, a partir de sua compra é que eles vão definir como será o estilo do resto dos móveis da casa"
Tendência oriental e estilo painel
O estilo das camas têm mudado com o passar do tempo. Já houve tempo que elas seguiram o estilo inglês, com cabeceira; depois, passaram ao estilo anos 60, mais retas; e, então, surgiram as camas com cabeceiras curvas.
Agora, seguem duas novas tendências: a oriental - camas grandes e baixas - e o estilo painel - cabeceiras retas, ligadas ao colchão por um frame (parafusadas), ou mesmo as sem cabeceiras.
Entre os materiais e acabamentos que compõem esse móvel estão a madeira, o ouro, a laca, os tecidos e até o vidro colorido ou o acrílico, estes últimos mais usuais no exterior.
Para as pessoas que desejam alternativas à cama tradicional, existe uma grande variedade de opções. Qualquer que seja o tamanho da família, contudo, uma bicama é sempre recomendável, para o caso da visita de um parente ou amigo.



Cama Box

A cama Box tem sido a mais usada, por serem as mais confortáveis e com maior variedade disponível no mercado. Como ela é só o colchão, você vai precisar comprar ou mandar fazer uma cabeceira que seja fixada na parede, ou ter alguma outra idéia para fazer esse arremate entre o colchão e a parede. Aí surgem milhares de possibilidades.


Comprar uma cama pronta também é uma boa opção. A cama com cabeceira é mais tradicional. Existem modelos lindos para vender, geralmente de madeira (clara ou escura). O estilo é bem pessoal e pode variar do mais clássico e todo trabalhado ao mais moderno de linhas retas.

Se você tem pouco espaço, cuidado com as camas com cabeceira, pois alguns modelos aumentam de 10 a 20cm no seu comprimento e/ou largura. Outra solução são as camas com gavetões embaixo, que podem ajudar muito na hora de guardar o enxoval.
Escolher um bom colchão é fundamental, afinal passamos uma grande parte da nossa vida nele. Não existe regra se ele deve ser duro ou macio, mas deve ter o suporte correto às suas necessidades e costumes pessoais de conforto. No colchão adequado, a coluna permanece reta durante o sono, sem ceder ao peso do corpo ou forçar a musculatura e os ossos. A durabilidade depende do modelo, se for de espuma, normalmente irá durar de 2 a 3 anos, podendo chegar até a 5 anos nos modelos certificados pelo Inmetro. Se for de molas, normalmente irá durar de 5 anos a 10 anos (dependendo do modelo).