Prédio, isto é, transfere-se para o terreno o que foi projetado
O primeiro passo é passar o edifício que "está no papel" para o terreno.
A esta atividade dá-se o nome de Locacão do em escala reduzida.
A locação tem como parâmetro o projeto de localização. Ou seja ela tem de obedecer as determinações do projeto aprovado !
Afastamentos do predio em relação ás divisas do terreno, tamanho, etc.
Comece o trabalho nivelando o terreno onde a casa será construída.
É comum ter-se como referência os seguintes pontos:
‹ o alinhamento da rua;
‹ um poste no alinhamento do passeio;
‹ um ponto deixado pelo topógrafo
‹ uma lateral do terreno.
Os cuidados com a locação dos elementos de fundação de maneira precisa e correta são fundamentais para a qualidade final da casa, pois a execução de todo o restante estará dependendo deste posicionamento, já que ele é a referência para a execução da estrutura, que passa a ser referência para as alvenarias e estas, por sua vez, são referências para os revestimentos.
Implantação da obra tem de ser realizada a partir do gabarito. Procure orientação com um profissional capacitado!
A tabeira ou gabarito é montada com auxílio de pontaletes de madeira de 7,5x7,5cm ou 7,5x10,0cm, espaçados de 1,50 a 1,80m, nos quais são fixadas tábuas de 15 ou 20cm de largura, que servirão de suporte para as linhas que definirão os elementos demarcados, que podem ser de arame recozido nº 18 ou fio de náilon.
A tabeira, devidamente nivelada, é colocada ao redor de todo o predio a ser locado, a aproximadamente 1,20m do local da construção e com altura superior ao nível do baldrame, variando de 0,4m a 1,5m acima do nível do solo.
Há também quem defenda seu posicionamento de modo que fique com altura superior aos operários, para facilitar o tráfego tanto de pessoas como de equipamentos pela local da obra.