Quem vai comprar um apartamento precisa se informar e saber as diferenças e porque existem as áreas privativas, áreas totais e áreas úteis, você sabe?
Quantas vezes você já se pegou perguntando: o que é área privativa o que é área total e o que é área útil? Nos anúncios de empreendimentos imobiliários estes termos técnicos circulam sem medo da confusão que possam causar aos intereçados em comprar um apartamento, mas o melhor é se informar e saber em que exatamente se está investindo.
Área privativa: é a metragem dos cômodos que só o morador vai usar.
Área total: é a soma da privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do prédio.
Área útil: é o que sobra da da privativa descontando o espaço ocupado pelas paredes, que representam de 10 a 12 % da área total.
Para ficar mais claro, a área total é o tamanho do apartamento mais o pedaço correspondente do hall do edificio, do corredor, do espaço de circulação da garagem, além do salão de festas, do playground, da academia e outros espaços que nele haver. São os espaços que fazem parte do imóvel e que serão usados pelo comprador, mas que tem uso coletivo.
O comprador deve saber qual é a área privativa, ter noção da área útil e também da área total, mas no caso de apartamentos, a área útil é o mais importante e deve ser a base de comparação com outros imóveis, dizem os especialistas.